quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Inclusão Social das Pessoas com Deficiência Física

A Inclusão Social significa torna pessoas com deficiência participantes da Vida Social.
Nos últimos 50 anos foi elaboradas leis politicas pela criação de serviços voltados para pessoas com necessidades especiais adaptando os deficientes ao sistema social.
Devemos ver pessoas com deficiência com outros olhos, vê-las pelo seu potencial, suas habilidades e outras aptidões que todas de forma e modos diferentes possuem.
O grande desafio é tornar a comunidade um lugar viável para convivência entre pessoas de todos os tipos.
A Sociedade tem que ser adaptada em relação a educação, trabalho, saúde, lazer de forma a incluir e fazer com que todos as pessoas com qualquer tipo de deficiência tenha acesso as mesmas.
Temos no mundo todo mais de 500 milhões de pessoas com deficiência. De acordo com o IBGE 14,5% dos Brasileiros possui algum tipo de deficiência.
O Caminho para uma nova sociedade parte da Inclusão Social, pequenas transformações como uma simples rampa em um prédio , facilitando o acesso a cadeirantes. Menos obstáculos nas calçadas, facilitando o trafego de pessoas com deficiência visual, aparelhos e utensílios mobiliário ou domésticos, meios de transportes. São pequenos atos como esses que fazem com que as pessoas com deficiência sintam se mais inclusas. É obvio que isso é apenas uma gota em um oceano. Mais se todos tiverem essa consciência e realizarem algo do tipo , logo será um “mar completo” e não só uma gota em um oceano, seguindo esse pensamento de modificar pequenas ou grandes coisas que facilite a inclusão de pessoas com deficiência estaremos rumo a uma sociedade nova e adaptada a necessidade de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário